A Assembléia Legislativa de Mato Grosso deve definir na próxima semana, o calendário das 12 audiências públicas de discussão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado (ZSEE) a se realizarem nos 12 municípios pólos de Mato Grosso.
O projeto foi concluído no último dia 2 de abril pela Secretaria Estadual de Planejamento e entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo pelo governador Blairo Maggi no dia 24 de abril.
Na ocasião Maggi lembrou que o projeto foi elaborado antes deste governo e deve servir como orientação para o ordenamento territorial do Estado. “Quero dizer aos deputados que Mato Grosso precisa desse zoneamento o mais rápido possível, porque infelizmente o Estado tem sido visto com muito preconceito. Eu espero que o projeto possa envolver toda a sociedade mato-grossense e que possa ser aprimorado e enriquecido com sua participação nas audiências públicas”, afirmou.
O governador voltou a reafirmar que nenhum outro Estado da federação tem tido o mesmo cuidado, em relação às suas políticas ambientais como Mato Grosso. Para ele, o preconceito ao Estado não se justifica, porque Mato Grosso produz alimentos para o Brasil e para o mundo e esses alimentos é que sustentam a economia do Estado.
O projeto aponta o potencial do Estado para uma produção sustentável, orientando o uso dos recursos naturais.