A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso debate amanhã, a partir das 14h30, a proposta de estadualização dos prontos socorros de Cuiabá e Várzea Grande. A audiência foi requerida pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). Na análise do parlamentar, que é médico e já foi secretário de saúde de Cuiabá por quase um ano, as duas unidades de saúde passam por problemas crônicos há alguns anos por receberem toda a carga de atendimentos do interior do estado. Maluf pontuou que a estadualização é um caminho para começar a solucionar parte do problema, mas precisa ser amplamente debatida pela sociedade.
"Tanto o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) quanto o Pronto Socorro de Várzea Grande já são de fato estaduais, mas não de direito, pois não recebem o volume de recursos necessários para suprir as necessidades", disse o deputado.
Guilherme Maluf explicou que a audiência será um momento importante onde a classe política, poder público e sociedade civil e organizada podeão debater com mais profundidade a proposta de estadualização. "Sou a favor da estadualização diante do quadro crítico que se encontram essas duas unidades, mas é preciso que tenha prioridade e investimentos na saúde pública para dar atendimento digno aos cidadãos", observou Maluf.