A Assembleia Legislativa aprovou, em caráter de urgência, três mensagens do Poder Executivo, para a Segurança Pública de Mato Grosso, que fixam o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em uma das propostas, o governo destaca que além de fixar o efetivo necessário para PM, o projeto vai regular como se dará a distribuição, o completamento e a ascensão funcional dos policiais militares estaduais, o que foi estabelecido através de critérios calcados em bases técnicas e operacionais, atualmente inexistentes.
A segunda proposta aprovada, fixou o efetivo do Corpo de Bombeiros. O líder do governo, deputado J. Barreto disse que as duas propostas representam o esforço do governo em se desdobrar para adotar medidas possíveis para garantir a segurança necessária ao cidadão mato-grossense.
A terceira mensagem era sobre os critérios e as condições que asseguram aos Oficiais e Praças da ativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros a ascensão na hierarquia militar, mediante promoção, de forma seletiva, gradual e sucessiva e dá outras providências. “não poderia deixar de parabenizar a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros pelo trabalho desenvolvido em Mato Grosso”, destacou o deputado José Domingos (PSD), ao fazer o encaminhamento favorável à matéria.
A pedido do presidente da AL/MT, deputado Romoaldo Junior (PMDB), foi composta uma comissão especial para avaliar as propostas. O deputado José Riva (PSD) pediu à Mesa Diretora uma lista de presença para garantir quórum na sessão desta quinta-feira (27), para a votação de projetos.