A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e Cidades discute, desde a 16ª Legislatura, a proposta de redefinição dos limites territoriais dos 141 municípios que compõem Mato Grosso. “Há muitas situações de geopolítica, novos município e divisões territoriais que entram em contradição com as demarcações oficiais feitas antes, no tempo que não existia GPS e fotos”, comentou o deputado Percival Muniz.
“Até o final do ano queremos entregar a primeira versão do novo mapa, que será o ponto de partida para realização de audiências públicas. Queremos ouvir as pessoas que são a razão da definição desse novo mapa, que irá mudar consideravelmente a geografia dos nossos municípios”, destacou Percival, acrescentando que já foram apresentadas as propostas de mapa geopolítico para duas regiões de planejamento, que estão localizadas nas regiões Norte e Noroeste, polarizadas por Juína e Alta Floresta. Para facilitar o trabalho, Mato Grosso foi dividido em 12 regiões de planejamento.
Depois de decidir como o diagnóstico chegará ao Parlamento, conforme Percival, provavelmente será definido um plebiscito estadual que questionará a aprovação do novo mapa. A redivisão, segundo Percival, precisa atingir todos os 141 municípios e os novos limites devem atender as necessidades sociais da população.
Além do deputado Percival, a comissão tem como membros os deputados: Daltinho (PMDB); José Domingos Fraga (DEM); José Riva (PP) e Ademir Brunetto (PT).