PUBLICIDADE

Assembleia aprova sabatina de secretário sobre RGA; servidores se reúnem com deputados

PUBLICIDADE

Os deputados estaduais aprovaram, há pouco, convocação do secretário de Planejament, Jose Bussiki, para explicar posicionamento que teria mencionado, em reunião do Fórum Sindical, que a Assembleia Legislativa não teria previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) a concessão dos 11,28% do RGA – Reposição Geral Anual- para os servidores. Uma parte dos grevistas acompanhou a sessão.

O líder do Governo, Wilson Santos, afirmou, em discurso, que o percentual de 6% que o governo Pedro Taques está propondo para reajustar os salários "é maior que o concedido pelo prefeito Mauro Mendes (Cuiabá), maior que o concedido pelo governo Dilma e está entre os maiores do país". Em outros momentos de seu discurso, Wilson foi vaiado.

O deputado também teve embates com Janaína Riva (PMDB). "Eu não vi o senhor falar que está disposto a sentar conosco (demais deputados) e com o Fórum, nem com o governador. Nunca vi o senhor governador ter a humildade para ouvir deputado", diz Janaina. Ela chama ele de irresponsável e Wilson rebate: "Deputada, eu sempre a tratei com respeito. Nunca a chamei de irresponsável. Eu tenho argumentos para enfrentar a senhora que a senhora nem imagina". A deputada retrucou: "Pode falar então senhor deputado Wilson. Todos conhecem sua história, eu tenho 1 ano e meio de vida pública. Vossa excelência é demagogo e hipocrita". O deputado tucano voltou a rebater: "Nunca falei do seu pai, dos seus irmãos, da sua mãe, dos seus ex maridos. Eu vejo o desespero da senhora em até se livrar do sobrenome".  Janaína devolveu: "Primeiro que da baixaria de Vossa Excelência eu não compartilho. Quando falo do secretário José Bussiki, que é irresponsável, falo do secretário. Não podemos usar este momento pra ser oportunista. Temos que ir na Famato, Aprosoja, todos. E esse sobrenome me deu 48 mil votos e tenho muito orgulho dele".

O presidente Guilherme Maluf interviu e pediu aos deputados que fosse abordado o requerimento. Depois, o deputado Emanuel Pinheiro discursou e afirmou que "está em jogo a credibilidade da equipe econômica do governo. As emendas que previam a RGA na LOA são minhas".

Esta tarde, haverá reunião dos dirretores do Fórum Sindical com deputados estaduais para intensificarem negociações com o governo estadual.

Os servidores estão em greve, desde a semana passada, cobrando os 11.28% de revisão geral anual. O Tribunal de Justiça concedeu duas liminares, esta semana, considerando ilegal a greve em alguns setores e os sindicatos estão recorrendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE