domingo, 19/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Assembleia aprova requerimento e reitor pode ser afastado

PUBLICIDADE

Deputados estaduais aprovaram, esta manhã, em sessão na Assembleia Legislativa, o requerimento de autoria do deputado Alexandre Cesar que denuncia o reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, por prática de crime de responsabilidade. De acordo com o documento o crime tem previsão na Lei nº 1.079/50 e no artigo 28 da Constituição Estadual. O requerimento pode deflagrar um processo para a impugnação de mandato, o também conhecido impeachment.

Na votação hoje houve unanimidade entre os parlamentares que compareceram na sessão. O painel registrava presença de 16. Acadêmicos de vários campi acompanharam a sessão. Nos próximos dias a assembleia deve instituir uma comissão especial de averiguação que definirá os procedimentos a serem adotados. No debate acerca da Universidade do Estado de Mato Grosso mais uma vez não faltaram críticas ao reitor Taisir Karim.

“É inconcebível que uma pessoa possa estar correta quando a comunidade acadêmica é contra, parte do governo também e a maioria da assembleia. Será se ele está certo e estamos errados?”, questionou o deputado Dilceu Dal”Bosco.

A comunidade escolar comemora o resultado de hoje. “É uma vitória e estamos tratando algumas estratégias que devem ser adotadas a partir de agora. Na terça-feira já definimos uma paralisação em todos os campi”, declarou, ao Só Notícias, a presidente do Diretório Central dos Estudantes, Graciele Marques. Em Sinop, no último dia 18, estudantes deflagraram paralisação estudantil e as aulas estão suspensas.

O artigo 28 da Constituição Estadual prevê que “A Mesa da Assembleia Legislativa poderá encaminhar pedidos escritos de informação aos ocupantes de cargos enumerados nos incisos do artigo anterior, importando crime de responsabilidade a recusa ou o não atendimento no prazo de 30 dias, bem como a prestação de informações falsas”.

Os requerimentos nº 299 e 273/08 solicitando informações ao reitor, de autoria do deputado Alexandre Cesar, datam de 15 de outubro e 26 de novembro do ano passado, respectivamente.

Na sessão de ontem não houve quorum para votar o requerimento.

(Atualizada às 11h40)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE