sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Assembleia aprova projeto do transporte zero de peixes em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo - atualizada 14:37h)

Deputados estaduais aprovaram, há pouco, por 15 votos a 8, em segunda votação, o projeto de lei do governo, proibindo transportar peixes em Mato Grosso, por cinco anos, a partir de janeiro do ano que vem. Fica permitido pescar e comer às margens dos rios e a modalidade pesque-solte. O governo alega que a pesca predatória dos últimos anos reduziu consideravelmente o estoque de peixes no Estado.

A sessão foi marcada por duras críticas ao projeto de alguns dos parlamentares contrários – Wilson Santos, Thiago Silva, Sebastião Rezende, Valdir Barranco, Lúdio Cabral, Drº João, Faissal Calil e Elizeu Nascimento.

Foi aprovada liberação da pesca de subsistência para povos indígenas, originários e quilombolas, bem como a modalidade pesque e pague, desde que o estabelecimento emita nota fiscal do peixe que será transportado pelo pescador. Também foi liberada a pesca para compra e venda de iscas vivas.

O projeto segue para sanção do governador Mauro Mendes. Os pescadores ribeirinhos terão auxílio a partir de 2024, de um salário mínimo e, no ano seguinte, de meio salário. Um grupo contrário ao projeto esteve nas galerias com críticas a trechos da proposta.

“Perdemos uma batalha. Vamos ao poder judiciário provar que é uma lei injusta e ilegal” “porque fere a lei federal da pesca”, criticou Wilson Santos. “Quem destrói os rios não são os pescadores, são as usinas, são as barragens, os esgotos, as dragas”, apontou em discurso.

O líder do Governo, Dilmar Dal Bosco, disse que haverá projetos para apoiar pescadores ribeirinhos em suas colônias e que o projeto vai melhorar o estoque de peixes no Estado.

Em instantes mais detalhes

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Desembargadores se candidatam para eleição à próxima diretoria do Tribunal de Justiça de MT

Os desembargadores Gilberto Giraldelli (foto) e José Zuquim Nogueira...

Candidatos a vereador e prefeito não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam...

Governador convoca 120 aprovados em concurso para unidades de saúde em Mato Grosso

O governo de Mato Grosso convocou, hoje, 120 profissionais...

Orçamento de Sorriso deve crescer 12% e previsão é de R$ 934 milhões

A secretaria municipal de Finanças informou, hoje, em audiência...
PUBLICIDADE