O terceiro suplente de deputado estadual pelo PP, ex-prefeito de Jaciara Valdizete Nogueira tem chance de assumir vaga na Assembleia Legislativa logo em 2011. Isso porque o partido dele vem articulando nos bastidores uma ampla negociação que deve emplacar o deputado reeleito Antônio Azambuja como secretário estadual de Esportes.
Mesmo sendo terceiro suplente, Valdizete deve assumir porque a ida de Azambuja para o staff do governador Silval Barbosa (PMDB) abrirá vaga para o primeiro suplente do PP, Luizinho Magalhães. A cúpula pepista, no entanto, já avisou os suplentes de deputado estadual e federal que pretende ampliar o número de beneficiados através de rodízio.
O rodízio já foi informado ao segundo suplente do PP e atual presidente da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva. O parlamentar, porém, cogita não se afastar do Legislativo por poucos meses e deixar de trabalhar a reeleição, já que a disputa de vereador por Cuiabá é muito acirrada.
"O partido vai contemplar ao máximo os companheiros que meteram a cara na campanha e ajudaram o partido no quociente eleitoral, mas ainda não temos nada definido com 100% de certeza", afirma o deputado federal Pedro Henry, um dos maiores líderes do PP em Mato Grosso e já confirmado como futuro secretário de Saúde do Estado a partir de 1º de janeiro.
Valdizete diz estar tranquilo e espera as evoluções das articulações para assumir uma cadeira na Assembleia. Se isso ocorrer, ele vai se tornar o primeiro representante do Vale do São Lourenço entre os deputados estaduais nos últimos 30 anos. A região abrange os municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Campo Verde. O último político da localidade na Assembleia foi Isaias Borges Rezende.
Valdizete foi prefeito de Jaciara de 2001 a 2004 e obteve 15.648 votos na eleição passada. Ele chegou a ser processado por suposto envolvimento com a máfia dos sanguessugas, mas não foi condenado.
Além do PP, o PMDB e o PR já admitem rodízios na Assembleia. A peemedebista Teté Bezerra teve nome confirmado para Secretaria de Estado de Turismo e o republicano João Malheiros secretário de Cultura, o que levará ao Parlamento os suplentes Emanuel Pinheiro e Ondonir Bortolini, o Nininho. Ambos são do PR.