PUBLICIDADE

Com apoio de mato-grossenses Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Com 302 votos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito, há pouco, presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno para o biênio 2021-2022. Ele tomou posse e o primeiro ato foi suspender o andamento do processo eleitoral para demais membros da Mesa Diretora alegando que houve intempestividade hoje no registro do bloco partidário formado por MDB, PT, PSDB e demais siglas que apoiavam Baleia Rossi, e marcou nova eleição para esta terça-feira.

Lira é aliado do presidente Bolsonaro e teve apoio de parlamentares mato-grossenses para se eleger. Neri Geller, coordenador da bancada e do mesmo partido de Lira, esteve na tropa de choque do presidente eleito em busca de apoio. Nelson Barbudo e José Medeiros também o apoiaram. Já Carlos Bezerra e Juarez Costa, do MDB, apoiaram o deputado Baleia Rossi, presidente nacional da sigla, que perdeu a disputa para Lira por 302 a 145.

Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.

Lira substituirá Rodrigo Maia, que assumiu o cargo de presidente da Câmara em julho de 2016, após a renúncia do deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ). Em fevereiro de 2017 foi reconduzido ao cargo, em uma vitória por 293 votos. Em 2019, Maia foi reeleito com uma votação expressiva, obtendo 334 votos.

Mais cedo, conforme Só Notícias já informou, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito novo presidente do Senado. Ele comandará o Congresso pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2023.

Eleito com 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários, Rodrigo Pacheco teve como concorrente a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram as candidaturas para apoiar a senadora.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE