O secretário Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, é o primeiro nome disponibilizado pelo PR ao governador Silval Barbosa (PMDB) para eventual ocupação no posto de direção-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). O Partido da República tem outros quadros, mas o nome de Arnaldo surge com aval do deputado federal Homero Pereira, líder ruralista na Câmara dos Deputados.
O parlamentar apresenta a proposta ao governador Silval Barbosa (PMDB) nesta semana. Defensor da luta do Estado para manutenção do cargo na autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes, o deputado tem se colocado à disposição do Executivo para discutir mecanismos em defesa de Mato Grosso. Ao destacar a proposta, lembra que o nome de Arnaldo agrega perfil condizente às exigências do órgão, e ainda em relação ao atual cenário político “delicado”, face a polêmica que atinge o Dnit, marcado por série de denúncias de corrupção que fizeram cair do comando o representante do Estado, Luiz antônio Pagot, também republicano.
A ideia de Homero consiste em assegurar posição conquistada por Mato Grosso no governo Blairo Maggi, através da nomeação de Pagot em uma das estruturas mais cortejadas no meio político. O deputado demonstra preocupação com o cenário, alertando o Palácio Paiaguás para possível perda do espaço.
Ele entende que é necessária abertura de discussão ampliada com legendas da base aliada e com as bancadas federal e estadual, para consolidação de movimento suprapartidário em defesa do cargo. Lembra que nesse contexto todos tem o direito de sugerir nomes, com meta de encontrar denominador em comum na defesa da representação do Estado.