O prefeito Juarez Costa pretende definir, na próxima semana, a área que vai ser sugerida para a Embrapa instalar o centro de pesquisas da Embrapa Mato Grosso em Sinop. Ele disse, ao Só Notícias, que pretende pedir o apoio do governador Blairo Maggi para adquirir uma área de até mil hectares, próxima ao aeroporto. "Consideramos que é um local estratégico, proximo ao rio Teles Pires, e com tamanho satisfatório para atender as necessidades da Embrapa. Conversamos com os fazendeiros que são proprietários, pleiteamos a doação, há uma porposta de venda e estamos próximos de finalizar as conversações", disse o prefeito. Os valores não foram informados.
Inicialmente, seriam destinados 500 hectares e há conversações para serem mil. "Vou pedir apoio do governador para que possamos negociar esta área. A que está disponível hoje, no Alto da Glória, é pequena, tem cerca de 130 hectares e não atenderá as necessidades da Embrapa", acrescentou Juarez. Esta semana, conforme Só Notícias já informou, vereadores apresentaram pedido para a unidade de pesquisas ser instalada no Alto da Glória. "Temos que definir o local até a próxima semana para não atrasar o cronograma de trabalho da Embrapa", concluiu.
O centro de pesquisas terá R$ 12 milhões em investimentos ( cerca de R$ 5 milhões para equipamentos), deve ser construído ano que vem e, em dois anos, a previsão da Embrapa é ter 101 pesquisadores, técnicos e demais servidores.