Os prefeitos de Sinop, Alta Floresta, Marcelândia, Colíder, Feliz Natal, Vera, Claudia e Nova Ubiratã estão reunidos, neste momento, na Famato – Federação da Agricultura de Mato Grosso- com o presidente Rui Prado, o presidente da |Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Mauro Mendes,
o diretor do Sindusmad, Sidnei Bellincanta e dirigentes de demais sindicatos discutindo medidas jurídicas que pode ser tomadas, nos próximos dias, visando retirar Mato Grosso da lista dos 19 municípios que mais desmataram, nos últimos meses de 2007, com base nos questionados dados do INPE.
Esta tarde, após reunião com o governador Blairo Maggi, o vice-presidente da Assembléia, Dilceu Dal Bosco e demais deputados, as lideranças do Nortão e do setor produtivo começaram a discutir uma mobilização e podem ir protestar no Ibama, em Brasília, contra a Operação Arco de Fogo. Eles foram informados dos novos dados levantamento da Sema, que percorreu 663 dos 1.100 pontos que o INPE apontou avanços nos demates, e novamente contraria os números do Instituto Nacional de Pesquisas ESpaciais, que serve de base para Ibama e Polícia Federal desencadearem a operção Arco de Fogo.
Conforme Só Notícias já informou, o balanço aponta que desmates recentes representam apenas 10,12% do total. Área sem indícios de desmate são 12,6%. Áreas com vestígios de queimadas são 46,5%. Áreas de exploração seletiva de madeira representam 12,69%. Áreas com ocorrências de incêndios 12,69%. A Sema aponta diversas falhas nos dados apresentados pelo Inpe. Fotografou locais onde o instituto diz que houve desmates, mas, por exemplo, são áreas de pastagens. Os dados finais do levantamento devem ser concluídos nos próximos dias.