Começa daqui a pouco, na Assembléia Legislativa, a reunião dos deputados estaduais com a caravana de industriais madeireiros de Sinop, Vera, Santa Carmem, Claudia e outras cidades da região para tratar do andamento da operação Arco de Fogo nas madeireiras.
O encontro é a pedido do Sindusmad que critica a forma com que a fiscalização é feita por parte do Ibama, sem considerar os critérios técnicos para medição de toras (estoque de madeira) firmados no termo de cooperação entre Sema e Ibama, em 2005.
Ontem, conforme Só Notícias informou, em primeira mão, duas indústrias madeireiras (Madeiranit e Ferronato) em Sinop ajuizaram mandado de segurança e a Justiça Federal em Sinop determinou que o Ibama cumpra o estabelecido no termo de cooperação quanto aos critérios técnicos para medição de estoques.
Pelo menos 5 indústrias madeireiras foram ou estão sendo fiscalizadas até agora na Arco de Fogo. O balanço parcial de multas chega a R$ 678 mil. As duas que obtiveram liminar devem ter as multas anuladas.
Leia mais
Sinop: juiz derruba decisão do Ibama que deve cumprir termo ao fiscalizar madeireiras