Foi aprovado ontem à noite o projeto de lei complementar, que dispõe sobre o setor industrial de Lucas do Rio Verde, concedendo uma série de incentivos às empresas que se instalarem no local. O presidente da câmara, Nestor Albrecht (DEM), destacou a importância da aprovação. “Essa concessão vem para atrair mais empresas para Lucas do Rio Verde. Empresas que quando em plena atividade contribuirão muito para os cofres públicos e os recursos arrecadados serão destinados para as obras, como as que foram inauguradas na semana passada no bairro Bandeirantes. Um posto de saúde e um campo de futebol. Para isso os vereadores precisam aprovar projetos de incentivos, impostos e taxas, sempre com o intuito de colaborar com o município, melhorando a qualidade de vida e entregando obras importantes”, destacou.
O parlamentar Carlos Girotto (PPS) também se manifestou sobre a importância dos incentivos. “Já que estamos verticalizando a nossa economia esses incentivos serão de suma importância para as empresas que lá se instalarão. E é com isso que pretendemos atrair novas empresas a se instalarem em Lucas e não em outros municípios. É praticamente uma guerra fiscal e esses benefícios oferecidos agora gerarão mais empregos aos munícipes e vai num futuro bem próximo aumentar a arrecadação do município”, disse.
Na sessão foi pedida uma prorrogação de prazo ao projeto de lei n°10 que declara de utilidade pública a ANDAR – Associação dos Portadores de Necessidades Físicas de Lucas do Rio Verde.
Na tribuna, o vice-presidente Raimundo Filho (DEM) lembrou o dia 17 de abril do ano passado, data em que desencadeou o Grito do Ipiranga, um dos maiores manifestos de agricultores já visto no país. “Faz um ano! Uma data muito importante em que temos que felicitar a todos os valorosos agricultores que se engajaram na luta, uma luta que continua, já que apenas algumas das reivindicações foram atendidas pelo Governo Federal. Eu não poderia deixar de lembrar essa data, pois nós vereadores também tivemos a participação política”, destacou.
A primeira secretária da casa de leis, Cleci Nunes (PSDB), falou a respeito da posse histórica do luverdense Nery Geller (PSDB) a deputado federal e agradeceu aos presentes na recepção do político. “Estamos muito contentes e realizados com a posse, e temos certeza de que a atuação do deputado Nery Geller será em favor de toda essa região, em especial no setor agrícola. Pedimos agora que a população participe, nesse curto espaço de tempo, de seu mandato e que depois também apóie a deputada Federal Thelma de Oliveira (PSDB), que num gesto importante cedeu a sua vaga para o Nery”, agradeceu Cleci.
No final da semana passada, o Executivo inaugurou no bairro Bandeirantes um posto de saúde e um campo de futebol. Ambas as obras são antigas reivindicações do vereador Elder Biazus (PPS), que investigou e constatou redução no valor das obras mais novas em relação às anteriores em cerca de R$ 30 mil.
“Durante a inauguração do posto de saúde percebi uma redução de até R$ 70 no metro quadrado em obras públicas, principalmente na obra do PSF do Bairro Bandeirantes em relação ao posto do Bairro Jardim Primavera. Parabenizo a administração pela obra, mas exerço minha função de fiscalizar”, disse Biazus.
Sobre a importância do PSF VIII falou o parlamentar Marcio Pandolfi (PPS). “É uma obra de extrema importância e mostra o empenho e seriedade dessa administração em cada vez mais melhorar os serviços na saúde pública. É um privilégio para os moradores do Bairro Bandeirantes poderem contar com uma unidade como a que lá foi inaugurada”, salientou Pandolfi.
O vereador Mano (PSDB) falou sobre a indicação de n° 25 que pede ao prefeito uma readequação da carga horária dos profissionais de enfermagem do município. “A lei estadual nº 8.470 regulamenta a profissão da enfermagem. Eu fiz essa indicação e estou solicitando ao prefeito Marino Franz (PPS) que abra uma ampla discussão a esse respeito e envie o projeto que é de competência do Executivo, para que os vereadores regulamentem e aprovem conforme estabelece a lei estadual”, pediu.
A próxima sessão ordinária será na próxima segunda-feira, com início às 19 horas.