O projeto de autoria do Poder Executivo prevendo a implantação da Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em primeira e única votação em sessão ordinária realizada ontem. Conforme o projeto, a Guarda Civil deve ser implantada no próximo ano e os guardas passarão por curso de formação. “É uma luta constante e um pedido da categoria”, afirmou o presidente da câmara, Mauro Garcia (PMDB).
A guarda permanecerá vinculada à Secretaria Municipal de Trânsito com função de proteger o patrimônio, bens e serviços, logradouros públicos, instalações públicas, meio ambiente, além de auxiliar na segurança pública, bem como nas ações de fiscalização e orientação no trânsito. “Um projeto bastante amplo, mas que já foi muito discutido com toda a sociedade, não tem por que não votarmos favorável”, destacou o vereador Dalton Martini (PP).
Na justificativa, o executivo considerou ainda que mesmo sendo responsabilidade do Estado o Município também deve contribuir com a segurança pública. “Esse é um daqueles projetos que nós votamos com muita felicidade e foi construído desde 2009 e o mérito é dos servidores da Secretaria Municipal de Trânsito. Vai ser a contrapartida do município quando se fala em segurança pública”, lembrou Júlio Dias (DEM).