PUBLICIDADE

Apresentado projeto de reestruturação urbana de Sorriso

PUBLICIDADE

O Plano de Estruturação Urbana Sorriso 2020, que tem como fundamentos a integração de bases físicas e culturais na estruturação da cidade, a identidade, diversidade e densidade, foi apresentado ontem a noite em audiência pública, no plenário da câmara
As diretrizes, os projetos estratégicos e o Plano Diretor foram apresentados pelo engenheiro civil Ricardo Alexandre Velozo Silva. Entre os objetivos do plano, segundo ele, destacam-se ter a cidade como ambiente de aglutinação e formação de correntes de pensamentos e hábitos, e priorizar a ocupação mais concentrada com alguma verticalidade, permitindo contraste de paisagem com a imensidão presente nas regiões agrícolas. Além disso, o plano contempla a prioridade ao pedestre e as condições de mobilidade, compatibilizando os diversos meio de locomoção, e a contemplação das misturas das funções urbanas e das faixas de renda, valorizando o meio ambiente natural existente.

Durante a apresentação do engenheiro, foram citados os marcos urbanísticos previstos no Plano. Ricardo Alexandre destacou os parques do Lira e do Córrego do Cerrado e Amazônia, a Casa da Cultura, a represa de abastecimento de água (Rio Lira), o Centro de Sorriso, a “Grande Rua”, universidade e aeroporto. O item Diretrizes de Zoneamento destaca também a integração urbana entre os bairros da região do São Domingos e os bairros da região do Vitória Régia, inserindo a população destas regiões a uma única malha e paisagem urbana.

Conforme o Plano, a Avenida Blumenau se constituirá em um grande eixo com comércio, serviços e habitação, com o uso e ocupação do solo incentivando a verticalização. O eixo de verticalização da Avenida Blumenau contempla a otimização das infra-estruturas, proporcionando a transformação da via em um referencial da paisagem urbana.

Segundo a equipe de engenharia da prefeitura, estão inseridos no Plano a Microdrenagem, obras referentes ao afastamento direto das águas superficiais oriundas dos pavimentos das edificações, e a Macrodrenagem, que é o sistema constituído pelos rios, córregos e canais, além de manter e até ampliar as áreas de preservação das matas ciliares ao longo do sistema de macrodrenagem.

Os projetos estratégicos apresentam características particulares de intervenção para a valorização da paisagem e identidade com o patrimônio cultural. Destacam-se no Centro de Sorriso a implantação de calçadas obedecendo a um padrão visual, a implantação de uma comunicação visual para os lojistas, iluminação adequada, estacionamentos regulamentados, e a Praça Central.

As diretrizes de Ação Social e Geração de Emprego contemplam o incentivo no tamanho das propriedades rurais, a organização de sub-centros com atendimento local nas áreas de Educação e Saúde, incentivos a verticalização da produção agrícola, gerando emprego nas áreas de processamento e transformação de produtos, e incentivos à tecnologia e pesquisa científica, levando qualidade para o campo e gerando empregos altamente qualificados na cidade.

O Plano Diretor, que corresponde ao conjunto de regras básicas de uso e ocupação do solo, que também está no Plano, propicia o crescimento e desenvolvimento econômico local em bases sustentáveis. O Plano deve articular ainda outros processos de Planejamento como a Agenda 21, que propõe construir a sustentabilidade com abordagem multissetorial da realidade.

Outros itens do Plano:
– Promover o resgate e a valorização do centro tradicional, com a implantação de calçadas com piso e iluminação diferenciadas. A intervenção tem como objetivo dar uma identidade especial ao núcleo central caracterizando-o como espaço de encontro e vida urbana;
– Consolidação como área destinada às indústrias, serviços de grande porte e equipamentos geradores de tráfego rodoviário;
– Buscar condições físicas necessárias para garantir os fluxos que compõem os corredores de biodiversidade;
– Definição de traçado de prolongamento de ruas e avenidas principais com o interesse para o sistema viário;
– Estruturação da BR 163 com definição de retornos e transposições em desnível;
– Definição de uma hierarquia viária;
– Definição de padrões de tratamento para hierarquia das vias;
– Definição de uma rede de ciclovias;
– Tratamento de espaços destinados à circulação de pedestres;
– Estrutura linear formada pelos eixos das Avenidas Tancredo Neves, Natalino João Brescansin e Brasil, que poderá encontrar na Avenida Blumenau um eixo de complementação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...

Abilio promete fechar Empresa Cuiabana de Saúde: “está falida”

Em vistoria ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), hoje,...
PUBLICIDADE