segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Apresentado para deputados e secretários projeto reduzindo desmates em 100%

PUBLICIDADE

Deputados e secretários estaduais conheceram, hoje, o projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que têm como meta principal combater o desmatamento. Este é o primeiro do gênero em propriedade privada no Brasil e prevê manutenção integral da floresta em pé, numa área de 71.714 hectares, em uma fazenda, no município de Colniza. A iniciativa é considerada a maior em plano de manejo florestal do Estado de Mato Grosso e o desenvolvimento foi assessorado por uma empresa especializada no setor e terá a contribuição de uma multinacional de alimentos, responsável pela qualidade técnica do processo. O proprietário da fazenda, Rubens Alves de Lima, disse que o projeto do plano de manejo sustentável instalado na área há cerca de dez anos. "Esperamos 20 anos por esse momento, para viabilizar uma fazenda com 100% da floresta existente na propriedade, investindo no plano de pagamento por serviços ambientais, na qual se insere a comercialização de emissões evitadas, por meio do REDD", disse Rubens Lima.

"Esta é uma janela que se abre para o sucesso do Estado, pois precisamos pensar numa fonte de renda para melhorar as condições sociais e econômicas das pessoas. Trata-se de um momento histórico para Mato Grosso, pois ainda há uma deficiência no mercado para trabalhar num projeto desse porte", disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD)..

"No entorno do projeto terá importantes co-benefícios socioambientais que contribuirão para o alívio das mudanças climáticas", falou ele, que durante a sessão desta quinta-feira utilizou a tribuna do plenário para expor aos demais deputados a importância deste projeto. Após a apresentação da iniciativa no evento "Rio+20", Riva informou que a Assembleia Legislativa organizará um seminário em agosto para discutir a implantação de REED em outros municípios de Mato Grosso.

REED – O sistema de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) é um mecanismo que tem como objetivo reduzir as emissões dos gases do efeito estufa (GEE) provenientes do desmatamento e da degradação florestal, incentivar o manejo sustentável das florestas e aumentar e preservar os estoques de carbono florestais.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE