Representantes da prefeitura de Confresa (660 quilômetros a Nordeste de Sinop) se reuniram com a Defesa Civil para definir ações de enfrentamento nos lugares afetados pelas fortes chuvas que vêm caindo sobre o município. Segundo a prefeitura, o objetivo é atender às demandas burocráticas exigidas para arrecadar recursos financeiros para iniciar os trabalhos necessários de reparo nas áreas atingidas.
Nesta quarta-feira, o prefeito Rônio Condão Barros Milhomem decretou situação de emergência após os temporais que atingiram diversas áreas do município desde a última sexta-feira (24). As chuvas danificaram pontes, causaram erosões em estradas de terra com erosão e inundaram casas em vários pontos.
No decreto, o prefeito justifica que a situação tem causado grandes danos e prejuízos à população urbana e rural. O gestor também considerou “a intensificação da quebra da situação de normalidade e rotina das famílias atingidas pela enchente, bem como os impactos negativos causados no sistema de transporte, saúde pública e segurança global, que afetam a integridade e a incolumidade da população”.
O decreto possibilita transferências dos recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de respostas e de recuperação de áreas. Ainda autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução dos pontos prejudicados.
Conforme Só Notícias já informou, os temporais também deixaram 44 propriedades isoladas na região Araguaia de Mato Grosso. Nesta quarta-feira, sete localidades da região ficaram sem acesso por estradas, sendo que duas estavam sem energia. As propriedades atingidas ficam nas cidades de Canarana e Santa Terezinha. Não houve registro de feridos.