PUBLICIDADE

Após decisão do Ministério Público Câmara de Cuiabá exonera 24 servidores

PUBLICIDADE

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), a Câmara Municipal de Cuiabá anunciou ontem que irá exonerar 24 servidores públicos comissionados que chegaram aos cargos por causa do nepotismo, que é o beneficiamento de parentes através de nomeação no serviço público sem a realização de concurso.

Os nomes não foram revelados pela Mesa Diretora da Câmara, sob comando do presidente Lutero Ponce (PMDB). A assessoria de imprensa do vereador alega que as exonerações serão divulgadas através dos atos publicados na Gazeta Municipal nos próximos dias.

Assim como a Câmara, a Prefeitura também deverá exonerar os parentes de agentes públicos. Isso foi recomendado pelo MPE no fim do mês passado, através da notificação recomendatória nº 1/2008.

Lutero e o prefeito Wilson Santos (PSDB) ficaram obrigados a informar os casos de nepotismo e demitir os parentes de até terceiro grau. Até o fim desse mês, eles terão ainda que encaminhar a relação de pessoas que ficaram de fora da proibição determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estendeu o veto ao nepotismo no Executivo e Legislativo do país inteiro no mês passado, mas deixou de fora ocupantes de cargos políticos, como ministros, secretários de Estado e municípios.

De acordo com a notificação do MP, Wilson e Lutero também terão que informar se os servidores públicos não chegaram aos respectivos cargos através do nepotismo cruzado, que é uma prática mais comum a partir de 2005, quando muitos agentes públicos do Judiciário decidiram burlar a proibição através de contratações de familiares de conhecidos em troca da indicação de parentes para outros órgãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE