Por meio do Aplicativo Pardal, mais de 5,5 mil denúncias de práticas de propaganda irregular e outros crimes eleitorais relacionados às Eleições 2016 foram enviadas à Justiça Eleitoral. Esse quantitativo pode aumentar, pois a ferramenta continua sendo utilizada para denunciar atos ilícitos praticados em municípios onde há segundo turno nas Eleições Municipais 2016.
O aplicativo permite registrar o ato ilícito por meio de imagens, áudio e/ou vídeo. Todas as denúncias recebidas pela Justiça Eleitoral, via Pardal, são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que poderá, após análise dos dados recebidos, oferecer ou não Representação Eleitoral contra o candidato, partido ou cidadão denunciado. As representações serão processadas e julgadas pelos juízes eleitorais.
O Pardal, que inicialmente foi uma ferramenta disponível apenas em alguns Estados, entre eles, Mato Grosso, hoje tem sua versão nacional com adesão em todo o país. Em Mato Grosso, o aplicativo na nova versão foi disponibilizado no dia 12 de setembro e desde então já recebeu 1.149 denúncias. Na versão anterior foram contabilizados 4.373 registros.
O aplicativo está disponível para download, gratuitamente, na loja virtual da Play Store. Basta digitar a palavra "Pardal". É possível utilizar a ferramenta nos sistemas operacionais "Android" e "iOS" (iPhone).
Em Mato Grosso haverá segundo turno apenas em Cuiabá, que conta com mais de 410 mil eleitores. No dia 30 de outubro disputam o cargo de prefeito os candidatos Wilson Santos e Emanuel Pinheiro.