Prefeitos de Mato Grosso reúnem-se, nesta terça-feira (26), às 8h, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios, com o secretário Estadual de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, para definirem como serão aplicados os recursos de aproximadamente R$ 90 milhões, segundo a AMM, que devem ser investidos em hospitais regionais, saúde básica e nos consórcios intermunicipais.
Por meio da assessoria, o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que será uma oportunidade para que os prefeitos apresentem sugestões para a aplicação dos recursos. "É necessário ouvir os gestores, que são conhecedores das principais necessidades da população em uma área prioritária para o poder público", assinalou.
O assunto já foi debatido semana passada entre representantes de Consórcios Intermunicipais de Saúde e o secretário. Na ocasião também foi dado início à discussão dos repasses dos recursos atrasados de 2012. Em reunião também na semana passada com a presença do governador Silval Barbosa, ficou definido que os municípios vão receber, de imediato, 50% dos restos a pagar referentes ao ano passado. O repasse da outra metade vai ser discutido no segundo semestre.
A AMM aponta que a dívida do estado com os municípios referentes ao ano passado acumula cerca de R$ 46 milhões, não incluindo Cuiabá e Várzea Grande. O secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, salientou a importância do consenso com a Associação Mato-grossense dos Municípios para a consolidação do pagamento e aplicação dos recursos em 2013.
O resultado da reunião será colocado em votação na Comissão Intergestora Bipartite (CIB).