Chuva faz Apiacás, no Nortão, decretar situação de emergência-anormalidades em razão das fortes chuvas que caem há um mês e meio no município de Apiacás, distante 710 quilômetros na divisa com os estados do Pará (PA) e Amazonas (AM) – no extremo-norte de Mato Grosso -, fez a prefeita Silda Korchemborger (PTB) decretar situação de emergência no município. Este é um panorama prévio apresentado pela prefeita ao deputado José Riva (PP) ontem à tarde, durante visita que objetivou solicitação de apoio.
A prefeita informou que chove todo dia e a assistência dada pelo município, já expirada, não comporta a volumetria d’água. “Faz quarenta e cinco dias que chove sem parar. Rios e córregos transbordaram, pontes caíram. Muitos estudantes estão sem ir á escola por conta disto. Algumas famílias foram encaminhadas para casas de amigos e parentes”, ressaltou Silda.
Ela completou que todos os atendimentos que estavam ao alcance da administração já foram feitos, porém as chuvas não dão trégua. “Isso fez com que decretássemos situação de emergência”, explicou.
O decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública ocorre quando surge uma situação anormal.