A deputada estadual Janaína Riva (PSD) confirmou, por meio de nota, que o apartamento de luxo, localizado na avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, pertence a ela e aos irmãos. Os membros do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriram, esta manhã, um mandado de busca e apreensão neste imóvel.
“Com relação ao apartamento na avenida Atlântica, alvo da operação, a deputada estadual Janaina Riva afirma que o mesmo pertence a ela e aos irmãos, está devidamente declarado em seu imposto de renda e foi adquirido com recursos próprios, não guardando qualquer relação com os bens dos pais. Diante disso, tão logo a assessoria jurídica da parlamentar tenha acesso à decisão, entrará com os recursos cabíveis. Janaina ressalta que não faz parte da relação processual da operação”.
Já os advogados da família Riva, Rodrigo Mudrovitsch e Valber Melo, apontaram que não tiveram acesso à decisão que determinou o sequestro de bens. Eles aguardam tomar ciência para recorrer.
O Ministério Público Estadual (MPE) ainda não divulgou a lista oficial de bens apreendidos e seus respectivos donos. Ao todo, a justiça determinou o sequestro de 110 imóveis (urbanos e rurais), 31 veículos, além de um avião. Na semana passada, um avião de propriedade do ex-deputado José Riva foi apreendido.
A medida foi determinada para cobrir o rombo de R$ 62 milhões desviados da Assembleia Legislativa, segundo o MPE, durante a gestão do ex-presidente José Riva. Na primeira fase desta operação, em fevereiro, Riva acabou preso e continua até hoje, após perder diversos recursos.