domingo, 7/julho/2024
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ANTT aprova projeto executivo para mais um trecho de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a aprovação do projeto para a implantação da via permanente do trecho entre os quilômetros 131 e 167, localizados entre os estados de Mato Grosso e Goiás, da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Segundo a autarquia, a iniciativa vai desenvolver a infraestrutura ferroviária na região e potencializar o escoamento da produção agrícola e mineral local.

A deliberação, publicada no Diário Oficial da União (DOU), foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada na última Reunião de Diretoria (Redir), com relatoria do diretor da ANTT Luciano Lourenço, visando cumprir as obrigações de investimento assumidas pela concessionária Vale S.A. no âmbito da prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

A análise técnica do projeto foi realizada pela Superintendência de Infraestrutura Ferroviária (Sufer/ANTT), que concluiu que o projeto atende às normas e aos requisitos técnicos estabelecidos, incluindo a segurança do tráfego ferroviário e a conformidade com as condições operacionais da FICO. O processo incluiu a submissão de projetos executivos e certificados de inspeção pela Vale S.A., bem como a análise de complementações solicitadas pela ANTT. As obrigações de elaboração e aprovação do projeto executivo foram claramente definidas, garantindo que todas as etapas fossem rigorosamente cumpridas.

Segundo a ANTT, a aprovação deste projeto é um passo significativo para o avanço da FICO, uma obra considerada estratégica e que já teve início, devendo contribuir para a logística e o transporte de cargas no Brasil. Para a Agência, o trecho aprovado, entre o km 131 e 167, é parte essencial da ligação entre os estados do Mato Grosso e Goiás.

Antes do início efetivo das obras, a Vale S.A. deverá remeter à ANTT as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos técnicos responsáveis pela execução, conforme determinado no parágrafo único da deliberação. “Essa decisão reflete o compromisso da ANTT em garantir a eficiência e a segurança das operações ferroviárias, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio do setor de transportes terrestres”, concluiu o diretor Luciano Lourenço.

Em abril deste ano, conforme Só Notícias já informou, a ANTT também aprovou projeto executivo para a implantação da ponte sobre o rio Araguaia, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, para passagem da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). O trecho tem 365 quilômetros e vai ligar a cidade de Mara Rosa (GO) a Água Boa, na região Araguaia, atravessando 11 municípios nos dois estados.

“A ponte é considerada um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho em comento. Trata-se de ponte ferroviária em via, com extensão aproximada de 1.600m de extensão, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos”, destacou a agência.

Dias antes, a autarquia divulgou o resultado de uma visita técnica às obras da ferrovia e apontou que houve avanços “significativos” na construção. Durante a última inspeção, a Diretoria e os fiscais da ANTT constataram que a conclusão da terraplanagem saiu de 9,87% para 13,28%, desde outubro do ano passado, projetando-se para atingir 33,28% até dezembro de 2024. Além disso, a gestão fundiária liberou aproximadamente 238,5 quilômetros em dezembro de 2023, com uma tendência de alcançar 364 quilômetros até o fim deste ano.

Segundo a ANTT, as obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

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