A Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) empossa sua diretoria em solenidade que será realizada na terça-feira (7), às 17h, em Brasília. O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim, assumirá o cargo de presidente em substituição ao conselheiro Salomão Ribas (TCE-SC). A diretoria é composta por 22 membros, entre conselheiros e conselheiros substitutos.
A posse será realizada no auditório da sede do Tribunal de Contas da União, atendendo convite do presidente do TCU, ministro Benjamim Zymler. A iniciativa foi considerada pelo futuro presidente da Atricon como um ato de cortesia e de aproximação entre as duas instituições. A solenidade também marcará a recondução do conselheiro Severiano Costandrade para a presidência do Instituto de Estudos Rui Barbosa (IRB).
A eleição de Antonio Joaquim, reeleição de Severiano Costandrade e eleição das respectivas diretorias ocorreram durante o XXVI Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, no mês de novembro, em Belém (PA). Nos dois casos a gestão é para o biênio 2012-2013.
O conselheiro Antonio Joaquim disse que vai priorizar ações aprovadas nesse fórum, como a defesa da criação do Conselho Nacional de Tribunais de Contas (CNTC) e a aprovação da lei processual nacional para julgamento de contas.
No dia 8, em salão na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), o conselheiro Antonio Joaquim coordenará reunião de diretoria com o propósito de analisar e aprovar proposta de planejamento estratégico para a Atricon, para o período de 2012-2017.