O PSDB vai ter candidato ao Governo do Estado. E agora não é mais uma simples retórica partidária. O senador Antero Paes de Barros anunciou nesta segunda-feira que o partido terá candidato e vai para a disputa direta e cara a cara com o atual governador Blairo Maggi nas eleições deste ano. A pré-convenção tucana vai acontecer entre os dias 16 e 17 do mês quem vem. Com isso, Maggi terá dois adversários de relativa força oposicionista. Outro nome certo é da senadora Serys Marli, do PT.
O senador praticamente confirmou sua disposição de disputar o cargo governamental ao final de uma reunião que aconteceu durante toda a manhã de hoje na sede da Executiva Regional do PSDB, em Cuiabá. No encontro, ficou estabelecido o calendário de definição dos rumos do PSDB. Antero quedou-se diante dos apelos partidários. Sem ele, os tucanos estariam a “reboque” e ficariam a mercê de uma nova catástrofe eleitoral. Em 2002, Antero – que dava a eleição como ganha – foi derrotado por Maggi no primeiro turno.
A recandidatura, em verdade, significa um “sacrifício” para o político. Há muito Antero vem demonstrando interesse em disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. No máximo, segundo diziam os interlocutores, seria candidato ao Senado Federal se tivesse apoio financeiro por parte do PSDB nacional – o que seria duvidável, em que pese o senador mato-grossense gozar de grande prestígio junto aos principais líderes tucanos por causa de sua posição dura e direta.
Mesmo não admitindo abertamente a sua candidatura, Antero falou sobre um suposto compromisso de aliança entre o PSDB e o PFL em Mato Grosso, principalmente sobre a sua afinidade com o senador Jonas Pinheiro. “Sou suspeito para falar sobre o Jonas Pinheiro, até porque tenho um apreço muito grande pela família dele. Nosso relacionamento em nível nacional em termos de coligação está confirmado, mas em Mato Grosso nada está descartado e só o tempo pode dizer alguma coisa”, revelou Antero.
Sobre Jaime Campos, ex-governador e ex-prefeito de Várzea Grande, também um dos políticos fortes do PFL em nível de Mato Grosso, Antero de Barros também teceu altos elogios. Assim como o Jonas Pinheiro, um autêntico representante do agro-negócio, e não um aproveitador, o Jaime também é um grande político. Sempre tive respeito por ele e nada está descartado”, ponderou o senador do PSDB.
No dia 16 de fevereiro os “tucanos “ vão escolher os candidatos que vão disputar vagas para as eleições a deputado estadual e federal em Mato Grosso. No dia seguinte os congressistas escolhem os candidatos que vão disputar o Senado federal e a governador do Estado. Nos dois dias também vão acontecer discussões sobre as coligações com o partido “tucano”.
O senador Antero Paes de Barros confirmou a possível vinda do prefeito e do governador de São Paulo, José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente. Os dois foram convidados para a pré-convenção, e aqui, como também supostos pré-candidatos do PSDB ao governo Federal, podem expor seus planos e propostas de governo.