O governador Silval Barbosa nomeou, hoje, André Luiz Prieto como novo defensor público-Geral do Estado, para um mandato de 2 anos. Na eleição interna, em 12 de novembro, quando foi formada uma lista tríplice, Prieto, atual corregedor-geral, obteve 84 votos, sendo o mais votado. O resultado foi "acatado" pelo governador.
A posse será dia 2 de janeiro. Para ele, o primeiro grande desafio a questão orçamentária pois "todos os projetos só serão viáveis se o orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa for adequado a efetiva realização das nossas necessidades. Temos que trabalhar para que as dotações orçamentárias satisfaçam integralmente os pleitos da Instituição", afirmou.
O novo defensor defende, inicialmente, investimento em tecnologia de informação, reforma administrativa e a verificação da capacidade financeira para pagamento do teto remuneratório aos Defensores Públicos, como já previsto na Constituição Estadual.
A defensoria pública defende, gratuitamente, pessoas de baixa renda, na justiça, e também cobra, judicialmente, soluções para muitos casos de interesses coletivos da sociedade.