A ampliação do fórum da comarca de Nova Mutum será discutida, esta tarde, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A reivindicação ao presidente do órgão, desembargador José Silvério Gomes, está sendo levada por uma comitiva de vereadores, liderada pelo presidente do legislativo, Unírio Schirmmer. Desde a ocasião da instalação da comarca, em dezembro de 2004, o volume de serviços no judiciário aumenta diariamente e já falta espaço físico.
"Não temos mais onde arquivar os processos e há dificuldade para os funcionários desempenharem suas atividades", disse, ao Só Notícias, o juiz Gabriel da Silveira Matos. Segundo ele, a ampliação é importante para abrigar também uma futura terceira vara. Hoje, tramitam na comarca, que é de primeira entrância com duas varas, cerca de 8 mil processo, entre criminais, civis e relacionados a infância e juventude.
Os dois terrenos para a obra, que juntos somam 2 mil m², já foram doados prefeitura. "Ficou determinado um prazo para construção, que termina no final desse ano. Caso a obra não seja iniciada os terrenos voltam para a prefeitura", explicou Gabriel, explicando a necessidade de iniciar logo a construção. Não foi confirmado o tamanho do anexo.
Não está determinado quem arcaria com os custos da ampliação, se os investimentos seriam exclusivos do Tribunal, ou haveria contribuição da prefeitura, que já doou os terrenos. Além de Unírio, participam da reunião os vereadores Milton Henrique de Carvalho, Ataíde Luis da Silva e o assessor especial da presidência, advogado Anedio Tosta.