A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) completa, no domingo (4), o 31º aniversário. O fortalecimento do movimento municipalista, a conquista de vários benefícios para os municípios, a consolidação da atuação política e o aperfeiçoamento da prestação de serviços técnicos são alguns dos avanços conquistados pela instituição ao longo das últimas décadas. A data será lembrada durante o 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que será realizado de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, ressaltou que a instituição consolidou a sua credibilidade nos últimos anos e é reconhecida como uma das principais entidades municipalistas do país. “Essa credibilidade foi se fortalecendo ao longo dos anos e atualmente a associação é referência em prestação de serviços para várias instituições, que já enviaram representantes para conhecer a nossa atuação junto aos municípios mato-grossenses”.
Em 2013, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a então ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, visitaram a AMM para conhecer o trabalho da Central de Projetos, onde são elaborados projetos para atender as demandas dos municípios em áreas como saúde, educação, lazer, social, infraestrutura, entre outros. A central, que foi criada em 2011, já elaborou mais de dois mil projetos para os municípios de todas as regiões do estado. A ministra Miriam Belchior declarou que se trata de uma iniciativa de sucesso e o modelo de trabalho desenvolvido pela AMM pode ser adotado em outros estados, visando garantir maior eficiência na captação de recursos para investimentos em setores básicos.
A AMM teve início com a participação de 53 prefeitos, que se uniram para criar no estado uma instituição que defendesse as causas municipalistas. A instituição foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.
A entidade atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a Associação ainda conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos.
Tradicionalmente a AMM realiza e participa de vários eventos municipalistas para orientar os gestores. Além do Encontro de Prefeitos, a instituição realiza uma ampla programação de cursos técnicos, eventos temáticos relacionados à previdência, direito público, desenvolvimento econômico, entre outros. Anualmente também mobiliza prefeitos para participarem da Marcha a Brasília, que articula conquistas para os municípios junto ao Governo Federal e Congresso Nacional, entre outras mobilizações.
Além da atuação política institucional, a prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da AMM, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, comunicação, jurídica, contábil, de engenharia, entre outros.