A segunda reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia começa em Cuiabá começa daqui a pouco, em Cuiabá, com uma proposta diferente da primeira reunião ocorrida em Belém (PA), no mês de maio. A questão ambiental norteou as discussões naquele momento e hoje a idéia é que se amplie o leque de temas abordados.
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, reforçou que os chefes dos poderes Executivos pretendem discutir políticas públicas de Infra-estrutura, Saúde, Educação e Desenvolvimento para a Amazônia. Maggi destaca que o Fórum tem uma função muito maior que simplesmente discutir a questão da sustentabilidade dessa região. “A Amazônia não é só Meio Ambiente, nós temos muitas coisas aqui acontecendo, muitos investimentos, 25 milhões de pessoas que vivem na Amazônia e não podemos ser pautados só pela questão ambiental”, disse o governador mato-grossense.
Ele explica que o assunto não será colocado em segundo plano, mas nessa reunião de hoje não estará sendo o foco, o centro das discussões.
Iinicialmente, haverá reunião fechada entre governadores e ministro. A abertura do Fórum está prevista para às 11 horas e encerramento para às 15 horas.