Alunos de várias escolas lotaram o plenário da Câmara de Sinop para assistir a palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS). As discussões fazem parte dos trabalhos da Câmara Mirim e foi dada pela enfermeira chefe do Departamento dos Postos da Saúde das Famílias (PSFs) de Sinop, Suzi Eva Felix Alves Kinoshita. O encontro aconteceu na tarde dessa quarta-feira.
Esta é a segunda vez que a enfermeira fala sobre o assunto para os adolescentes. De acordo com Suzi Kinoshita, debater o tema com os alunos é importante, pois a falta de informação tem sido um grande aliado para o aumento de casos em Sinop. “O índice de jovens grávidas e adolescentes contaminados é alto. Temos cadastrado no nosso sistema uma média de 13 a 15 casos e no ano passado chegamos a 20 menores grávidas com menos de 14 anos”, informou. “Este trabalho que a Câmara realiza é muito importante, pois é o profissional de saúde próximo do adolescente, que é carente de informação, repassando essas informações”, frisou.
A estudante Pamela Cristina da Silva, de 12 anos, aprovou a iniciativa e lembrou que é uma maneira legal de tirar dúvidas. “É muito importante participar, porque a gente fica sabendo das coisas, pois são doenças perigosas”, observou. Mesma opinião tem Hansmuller da Silva, 12 anos. “A gente aprende mais, tira todas as dúvidas e pode até evitar em pegar uma doença no futuro”, assinalou.
Participaram da palestra alunos das escolas Albert Sabin, Nilza de Oliveira Pipino, Rosa dos Ventos, Sadao Watanabe, Nossa Senhora de Lourdes, São Cristóvão, e representantes da APAE e Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (CEPROTEC).