PUBLICIDADE

Alta Floresta: Scatambuli deixa secretaria do Meio Ambiente e faz balanço

PUBLICIDADE

Aparecida Scatambuli Sicuto deixou a secretaria de Meio Ambiente que ocupava desde 2013, e também  de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que acumulava internamente desde início deste ano. Apesar do novo titular ainda ser divulgado, ela fez um balanço das ações e enalteceu o período que esteve no Executivo. “São profissionais dedicados e sem eles não seria possível chegar a esse resultado do projeto, e um agradecimento especial ao prefeito Asiel Bezerra de Araújo, por ter confiado para desempenhar essa função, entrego meu cargo com a consciência tranquila e com a sensação de dever cumprido”.

Ela destacou que na pasta de Meio Ambiente, a principal ação foi o Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, voltando a política pública ambiental no município, quem vem sendo desenvolvido desde de 2011, e entrou na segunda fase em sua gestão. “É um projeto que vem atendendo o produtor rural tanto na área ambiental e econômica”.

Segundo Aparecida a média de propriedades atendidas foi de 2.800, beneficiados com as doações de insumos como lascas, arame, materiais para reforma de pastagens, assistência técnica, disponibilização de mudas por meio do Viveiro, e trator para auxiliar na reforma das pastagens. Isso, além do projeto piloto, que foi implantado na Bacia Mariana, o pagamento por serviços ambientais. Houve ainda o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis com a implantação de Hortas Orgânicas, a criação de abelhas nativas sem ferrão da Amazônia, a construção de aproximadamente 90 tanques de piscicultura.

A gestora citou a parceria que existia com a Secretaria de Agricultura, em que o PRODAM propiciou a construção de tanques de piscicultura, distribuição  aproximadamente 80 mil alevinos de forma gratuita para produtores ano passado.. “Alguns desses produtores já fizeram inclusive a despesca desses peixes”, é uma parceria que deu certo e beneficiou os produtores.

Com relação as demais ações da SECMA, que é responsável pela Fiscalização Ambiental, Licenciamento Ambiental e Arborização no perímetro urbano, as atividades continuaram sendo realizadas conforme o planejamento. As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE