A prefeita Maria Izaura (PDT) foi hoje à sessão ordinária para prestação de contas relativo ao exercício de 2009 e teve 30 minutos para expor as contas além de falar sobre a situação financeira da prefeitura. Ela esclareceu os gastos das secretarias municipais. "Estou aqui para fazer a prestação de contas referente ao ano de 2009 porque ainda estamos no primeiro semestre, e vou deixar meu compromisso já de voltar no mês de agosto para fazer a prestação de contas, do primeiro semestre deste ano", disse.
Ela expôs valores arrecadados com IPTU, ISSQN, Taxas e Alvarás, além de frisar a receita relativa ao ano de 2009, que foi de R$ 56,3 milhões, além dos recursos federais, estaduais, transferências, receitas da dívida ativa, receitas de capital de transferência de convênios. A prefeita explicou também para quais secretarias foram distribuídos os valores. Após a apresentação da prefeita, os vereadores tiveram cada um 7 minutos para fazer as indagações à gestora municipal.
O vereador Reinaldo de Souza "Lau" (PTB) disse que, para ele, a vinda da prefeita não correspondeu as expectativas. Afirmou que, todas as vezes que "ela veio à câmara sempre trouxe um aparelho de data show para fazer a explanação, onde era possível visualizar detalhadamente os gastos do Poder Executivo, desta vez, ela veio com uma planilha onde ela leu as informações. A meu ver em nenhum momento a prefeita fez explicações das quais a sociedade precisava, principalmente aos vereadores, especificamente na questão da saúde", cobrou.
Para o presidente da Câmara de Alta Floresta, vereador Dida Pires (PPS), disse que a prestação de contas por parte do Executivo seguiu a Lei Orgânica de Município, e ocorreu o respeito de ambas as partes. "Foi uma sessão equilibrada e tranquila, é importante, realmente que a prefeita esteja aqui a cada semestre, prestando contas à população e aos vereadores", diz. "É evidentemente que sempre ocorra um questionamento por parte do vereador ou uma denúncia de um cidadão, é uma cobrança da comunidade e foi importante a presença da prefeita e as indagações dos vereadores, é uma avaliação positiva e a prefeita se comprometeu em estar aqui novamente logo após o recesso parlamentar para prestar contas relativas ao primeiro semestre de 2010", observou Dida.