A visita de 13 embaixadores europeus a Alta Floresta pode resultar em parceiras financeiras e de cooperação técnica na área ambiental. A expectativa é da prefeita Maria Izaura. “Pedimos apoio para regularizar nossas pendências com o meio ambiente, na questão do reflorestamento, áreas degradadas. Como eles são consumidores dos nossos produtos (madeira, carne e grãos) vamos aguardar a decisão de alguns países”, disse, otimista. Depois de conhecer o sistema de produção pecuário, agrícola e do setor madeireiro, os europeus conheceram o parque Cristalino. “Eles realmente querem que haja produção sustentável, ecologicamente correta. Precisamos de apoio. Temos terras, vontade de trabalhar, não temos condições de adequar as leis”, explicou.
•Veja fotos da reunião com embaixadores clicando aqui
De acordo com Izaura, nos próximos dias 7 e 8, é esperada uma delegação da Alemanha. “Vão visitar os assentamentos e uma grande fazenda aqui. Querem saber como vivem nossos assentados, o que eles produzem e como é produzido e, também, como são os trabalhos com a pecuária”, disse, acrescentando que o encontro será outra fonte para novos investimentos e apoio.
Os embaixadores da Itália, Portugal, França, Polônia, Eslováquia, Países Baixos, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Hungria, República Tcheca e embaixador e chefe da comissão européia em Brasília estiveram em Alta Floresta, Sapezal e Cuiabá.
Leia ainda:
Nortão: embaixadores podem viabilizar negócios e parceria ambiental