O Partido Democrático Trabalhista e o Partido dos Trabalhadores ainda não fecharam acordo para estarem juntos na eleição de outubro. As duas siglas estiveram coligadas na última eleição municipal. O deputado petista Ademir Brunetto descartou a possibilidade do partido não ter candidato próprio e disse que a sigla mantém a pré-candidautra de sua esposa, Lucimara Brunetto. “Consolidamos o apoio do PSDB, PSC e PPS. As confirmações ocorrem a partir do dia 25, com as convenções. Estamos conversando com o PDT e PV”, explicou, ao Só Notícias. Ele acrescentou que o PT espera que o PDT retribua o apoio dado a prefeita Maria Izaura.
O posto de vice ficaria para PDT e PSC. “Tivemos entendimento que o PSC seja o vice, mas em nome da harmonia do grupo o partido abriria espaço para o PDT”, explicou. Conforme o deputado, o PSDB também disponibilizaria um nome caso necessário. Outros quatro partidos menores também estariam acertando apoio à pré-candidata.
O PDT, liberado pela prefeita Maria Izaura, também continua se articulando. A pré-candidata apresentada pelo partido é a ex-secretária de Meio Ambiente Irene Duarte. “Estamos negociando com outros partidos. A nossa insistência é com o PSDB, que tem como pré-candidato Chico Gamba. Queremos que ele componha a chapa como vice”, explicou Izaura, que está concluindo o segundo mandato.
Izaura sinaliza que seu partido poderá compor com o PSC e o PT. “O deputado Brunetto insiste em nosso apoio mas o PDT não pode deixar de lançar candidato. O PDT todo me cobra isso”, concluiu, acrescentando que as conversações continuam.
A oposição também está se articulando. O PMDB, liderado pelo deputado Romualdo Junior, tem como pré-candidato o médico Aziel Bezerra, que foi candidato na elieção de 2008. A sigla peemedebista fez prévias e definiu por ter Aziel como pré-candidato. Romualdo e a cúpula do partido estão conversando com lideranças do PSD, PR, PSB e PTB para formar coligação. Ainda não foi definido quem deve ser o vice, mas deve ocorre até o final de semana.