A prefeitura acredita que, para 2013, o orçamento seja de aproximadamente R$ 90 milhões, cerca de R$ 10 milhões a mais do que o previsto para o orçamento atual. As maiores parcelas devem ser destinadas para os setores da educação (26,10%) e saúde (21,35%). As informações constam na Lei de Orçamento Anual, que foi apresentada recentemente na prefeitura e que ainda deverá passar por votação na Câmara de Vereadores. No documento, há estimativas de receita e gastos para as secretarias, Câmara e Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Alta Floresta (IPREAF).
De acordo com assessoria de comunicação da prefeitura, a lei deverá ser apresentada novamente, deste vez no plenário da Câmara de Vereadores, antes da aprovação. A data da referida audiência pública não foi confirmada pelo Executivo.
A lei orçamentária é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados, assim como todos os valores a serem gastos num determinado exercício financeiro. O documento estabelece as áreas e projetos que serão prioridades dos investimentos da administração pública para o exercício financeiro