A implantação do curso de Direito no campus da na Universidade Estadual de Mato Grosso começou a ser debatida, ontem, com a presidência e conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB-. O diretor do campus, Rubens Marques Rondon Neto, a prefeita Maria Izaura Dias Alfonso (PDT) e o deputado Ademir Brunetto (PT) expuseram os benefícios que o curso trará.
Agora, o Conselho Estadual da OAB vai analisar o pedido. Se tiver posicionamento favorável, ainda será necessária aprovação do conselho federal da ordem (composto também por 3 integrantes de Mato Grosso). O conselheiro federal da OAB, Francisco Faiad, disse, ao Só Notícias, que é favorável a instalação do curso “o mais rápido possível, não só em Alta Floresta mas em Pontes e Lacerda e Barra do Bugres (Médio Norte). O presidente Claudio Stabile adiantou que a OAB Mato Grosso vai dar apoio total”, afirmou. Faiad registrou que a “Unemat é a 2ª maior faculdade que mais aprova bacharéis no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e sabemos a seriedade com que a universidade estadual conduz o curso de Direito, principalmente através do qualfiicado corpo docente”, elogiou. “Creio que até a metade do ano a OAB já manifeste pareceres favoráveis para a instalação dos cursos”, concluiu.
Ainda será preciso a Unemat alocar verbas para serem feitos os investimentos necessários para biblioteca, salas de aula e pavimentação asfáltica no campus. Os valores para Alta Floresta não foram apontados.