O promotor eleitoral Henrique Scheneider Neto fez notificação preventiva para as coligações partidárias dos municípios da Comarca de Alta Floresta sobre doação de combustível para carreatas. Donos de postos também também estão sendo notificados para não cometerem ilegalidades. “É hábito muito comum nas eleições que candidatos doem combustível para corregilionários desfilarem em carreatas e
isso configura, além de crime eleitoral, abuso de poder econômico que pode resultar na cassação da candidatura”, advertiu o promotor, em entrevista ao Só Notícias.
Ele deixou claro que, se alguma empresa de combustível quiser fazer doações para coligações e candidatos, devem serem feitas na forma da lei, em dinheiro, sendo declaradas legalmente. “As carreatas não estão impedidas. Só que os correligionários devem usar seus recursos para essa manifestação. Sabemos que a maioria das carreatas é financiada pelos caixas 2 dos candidatos porque nunca são declaradas e esta notificação recomendatória serve para alertar das consequências destes atos”, acrescentou o promotor.
Neto disse que as notificações para Carlinda e demais cidades continua sendo feita e o Ministério Público também estará fiscalizando as carreatas nos municípios da Comarca.