A 24ª Zona Eleitoral deve convocar 656 pessoas para trabalharem como mesários nos locais onde os eleitores votarão, dia 3 de outubro. A confirmação é do Cartório Eleitoral de Alta Floresta. “Destes, 100 trabalharão para Paranaíta e 104 para Carlinda. Os demais em Alta Floresta”, explicou o técnico judiciário, Alexsander de Arruda, ao Só Notícias.
O edital com os nomeados deve ser apresentado em 4 de agosto, prazo final determinado pela Justiça Eleitoral. No entanto, as convocações devem começar nos próximos dias. “Agora, o tribunal mandará a listagem base para adicionarmos os voluntários para começar as convocações”, explicou. A expectativa é que na próxima semana já comecem as convocações.
O técnico alerta que as convocações serão feitas por AR (Aviso de Recebimento dos Correios) ou, pessoalmente, com oficial de Justiça e, não por emails. “Se receber email do TRE não abrir porque é fraude, vírus. Já começou aparecer. Recebemos ligações perguntando”, explicou.
Alex reforça ainda que, no dia da votação, os eleitores deverão apresentar, além do título, documento com foto para votar. “O eleitor que não estiver com documentação com foto não conseguirá votar”, destacou. A mesma regra é válida para os menores, entre 16 e 18 anos. “Muitos tem apenas a certidão de nascimento, mas não será válida. Tem que apresentar algum documento, como carteira de trabalho”, disse. Eleitores que perderam a documentação também devem regularizar sua situação. Com isto, o objetivo da Justiça Eleitoral é trazer mais segurança.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a zona conta com pouco mais de 50 mil eleitores.