A Justiça Eleitoral da 24ª zona encerra, nesta quinta-feira, o ciclo de treinamento dos mesários convocados para as eleições de cinco de outubro. Hoje e amanhã, cerca de oitenta pessoas (presidentes, mesários e secretários), homens e mulheres, serão orientados sobre como proceder no pleito. Todos integram a nova leva de convocados pela Justiça, após pedidos de dispensas deferidos pelo magistrado Cleber Zeferino de Paula.
Ao todo, em Alta Floresta, 436 foram nomeados e boa parte foi treinada. Esta é a última fase preparatória pela qual passarão os recém-notificados. O não comparecimento os torna inaptos a trabalharem nas diferentes seções eleitorais. Entretanto, podem ficar sujeitos a medidas cabíveis pela lei. “Iremos treinar aqueles convocados posteriormente ao primeiro treinamento no início deste mês”, declarou o juiz, ao Só Notícias.
O responsável acrescenta que em Paranaíta e Carlinda, que também integram a comarca, houve a necessidade de realizar novos treinamentos, após dispensas. A estimativa do Cartório Eleitoral aponta que entre as três cidades, dos 592 nomeados, de 30% a 40% entrou com pedido de dispensa, por motivos diversos.