O horário diferenciado do comércio de Alta Floresta, bem como a necessidade de implementar ações para coibir a criminalidade neste final de ano, quando o movimento nas regiões centrais aumenta, levou a Polícia Militar a definir um sistema de policiamento diferenciado. É o que explica o responsável pelo Comando de Policiamento de Área (CPA), tenente-coronel Sérgio Conezza. De acordo com ele, a PM atuará de forma ostensiva tanto nas principais vias como bairros.
A partir de sexta-feira até 4 de janeiro todo o efetivo estará mobilizado para os trabalhos, que envolverão blitze, arrastões e rondas. “Esta operação de final de ano abrangerá policiais em esquema ostensivo com uso de veículos, motos. É um trabalho sazonal”, declarou, ao Só Notícias. O intuito, conforme Conezza, é reduzir a criminalidade frequente nesta época do ano devido ao maior movimento na cidade.
Ano passado houve redução de aproximadamente 40% no volume de ocorrências entre roubos, furtos, segundo estimativa da corporação. “Os policiais terão remanejadas suas escalas de folga. É um sacrifício necessário”, ponderou o militar, ao referir-se que não haverá reforço no efetivo, somente uma readequação de plantões. “Vamos diminuir os serviços burocráticos”, enfatizou.
Em outras cidades da região Norte, a polícia também executará um planejamento diferente para garantir a segurança dos cidadãos que forem às compras. Em Sinop, pelo menos sessenta policiais serão integrados ao efetivo.