Alta Floresta está prestes a receber um dos maiores investimentos em obras de infraestrutura, que vai contemplar 11 bairros com a pavimentação de pelo menos 33 ruas e avenidas. São R$ 7,3 milhões, do governo do Estado, sendo destinado pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), sem depender de emenda parlamentar. O projeto começou a ser executado em 2014, no bairro Jardim Araras, no entanto, foi interrompido por um erro operacional relacionado a ausência de autorização da instituição financeira referente a verba. O valor do recurso anteriormente era de R$ 5,5 milhões.
O projeto prevê 12 quilômetros de pavimentação englobando os bairros Jardim Primavera, Santa Maria, Oliveiras, Araras, Cidade Bela, São José Operário, Renascer, Panorama, Imperial e os Setores Norte II e III. Cinquenta por cento do valor total da obra deverá ser liberado este ano e 2017.
O chefe de gabinete da prefeitura de Alta Floresta, George Danielides, representou, ontem, o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, na reunião com o analista de obras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cleudison Luiz Fernandez, para tratar das adequações do projeto e a retomada da obra. Participaram o secretário municipal de Infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, o promotor de justiça Daniel Carvalho Mariano, a presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Araras, Eliane Malacarne, e os vereadores Reinaldo de Souza “Lau”, Oslen Dias dos Santos “Tuti” e Rogério Colicchio.
O próximo passo será firmar termo de cooperação entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura, da revisão da planilha, da readequação do projeto e do licenciamento ambiental de novas ruas a serem contempladas para que posteriormente a ordem de serviço seja liberada. A empresa responsável pela execução da obra será a GPAV, vencedora do certame licitatório, segundo assessoria.