O presidente da câmara, Dida Pires (PPS), encaminhou ofício ao secretário da Casa Militar, coronel Alexander Maia, solicitando elevação do comando de área de Alta Floresta para comando regional, apontando que o município é polo de 8 municípios na região que têm suas ações de segurança definidas por esta unidade. O comando altaflorestense é subordinado, atualmente, ao Comando Regional de Sinop. Passando para comando regional, a estrutura operacional (soldados e viaturas), por exemplo, será maior.
O presidente lembrou que a câmara já havia feito anteriormente este pedido para liderança políticas, mas ainda não foi atendido. “Vamos reforçar este trabalho junto aos deputados estaduais, ao deputado Ademir Brunetto (PT) e buscaremos o máximo de empenho para que, em 2010, seja implantada em Alta Floresta”, declarou. “Essa é uma das formas de oferecer um atendimento maior de prevenção e combate a criminalidade”, acrescentou.
O tenente coronel Coneza, comandante em Alta Floresta, disse que a elevação do comando proporcionará, também, maior agilidade nos atendimentos porque serão destinadas mais viaturas, armamentos e soldados.
Antes da última mudança feita pelo comando geral da PM, Alta Floresta tinha comando regional, que passou para Sinop. Atualmente, a PM tem 8 comandos regionals e 32 de área.