A aliança nacional firmada na semana passada entre PDT e PT para eleger a ministra Dilma Roussef à presidência da República não vai impedir a consolidação da frentinha Mato Grosso Mais, na qual o PDT se aliou ao PSB para lançar a candidatura do empresário Mauro Mendes ao governo do Estado.
Isso significa que a ministra poderá ter dois palanques em Mato Grosso, um formado pela coligação PT/PR/PMDB, que apoia a candidatura de Silval Barbosa ao governo, e outro da frentinha, que até o momento, empolgada com as pesquisas, não abre mão da candidatura de Mauro Mendes.
Segundo o coordenador estadual do PDT e membro do diretório nacional, Rodrigo Rodrigues, não há a menor hipótese de o partido apoiar a candidatura do vice-governador Silval Barbosa, porque já tem nomes fortes para o governo, o Senado e para chapas de deputado estadual e federal. O PDT aguarda resposta do procurador Pedro Taques, que já anunciou interesse em disputar uma vaga para o Senado.
"O PT não tem candidato ao governo em Mato Grosso. E não é porque o PT está apoiando um candidato que teremos que apoiar, só porque houve um acordo entre os diretórios nacionais", afirmou Rodrigo Rodrigues. Além disso, todos partidos da frentinha fazem parte da base de sustentação do presidente Lula, o que fortalece a candidatura de Dilma.
Rodrigues destacou ainda que a frentinha tem o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), que também pode ser candidato ao governo, ou pode compor a chapa como vice do empresário Mauro Mendes (PSB).
Além do PDT e do PSB, a frentinha aglutina o PPS, PCdoB, PRTB e PRP.
Ciro Gomes – O presidente do PSB em Mato Grosso, deputado Valtenir Pereira, informou que o diretório nacional do partido tem reunião marcada para março com o presidente Lula, a fim de discutir a candidatura do presidenciável Ciro Gomes, que é deputado federal pelo Ceará.
Ciro Gomes batalha para conseguir a simpatia e um eventual "apoio branco" do presidente Lula à sua candidatura, dentro do arco de alianças do PT, com vistas a uma futura composição com Dilma Roussef no segundo turno.
A proposta de apoio branco a Ciro agrada boa parte do Partido dos Trabalhadores, já que o deputado aparece nas pesquisas como terceiro colocado e, caso Dilma consiga alavancar sua candidatura, ele pode definir o quadro eleitoral neste ano.
"O PSB vai mostrar para o presidente Lula a importância da candidatura do Ciro Gomes", informou Valtenir, ao destacar que o deputado cearense tira mais votos do de José Serra, do que da ministra Dilma Roussef. Valtenir informou que ainda não foi marcado o dia da reunião com o presidente Lula.