O governador Blairo Maggi (PR) recebeu hoje dirigentes do PP e PSB que cobram mais cargos para continuar apoiando seu governo. O PP não está satisfeito só com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, ocupada por Chico Daltro e anda de olho na Secretaria de Desenvolvimento Rural comandada por Neldo Weirich (DEM). O deputado José Riva, principal liderança do partido, diz que não foram exigidas secretarias mas que o partido se contenta com outros cargos “que tem a mesma expressão”.
Antes do PP, Blairo teve audiência com o presidente do PSB e deputado federal Valtenir Pereira que pediu a cabeça do presidente do DETRAN, Teodoro Lopes. Valtenir disse ao governador que o partido não sustenta mais a indicação de Lopes que é filiado ao PSB e reagiu com duras críticas a decisão de Valtenir. Blairo descartou mudar o presidente do Departamento de Trânsito que tem apoio de deputados de outros partidos e está no cargo há mais de um ano.
O PSB, além do Detran, quer levar a Secretaria de Ciência e Tecnologias. Após o carnaval de intrigas e rasteiras nos bastidores políticos na capital em busca de cargos no governo estadual, alguns partidos estão contando os dias e esperando o reinado de momo acabar para que Blairo anuncie a reforma no secretariado.
Na cota do governador estarão os próximos secretários de Fazenda e Indústria-Comércio. Eder Moraes e o atual interino Edmilson Santos podem assumir o comando das finanças estaduais. Pedro Nadaf deve sair do Turismo e entrar no lugar de Alexandre Furlan na Indústria-Comércio. O Turismo deve ficar com o PMDB que também está com fome de cargos e quer a pasta do Turismo verticalizada – indicando ocupantes das principais funções. Blairo quer o PMDB por perto para reforçar sua base e diminuir alguns focos de oposição.