O presidente da Câmara dos Deputados, o federal Aldo Rebelo (PC do B), estará em Cuiabá nesta segunda-feira para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Assembléia Legislativa de Mato Grosso e a TV Câmara- também a cabo. O acordo permitirá a integração das atividades da TV Câmara e TV Assembléia, que passarão a desenvolver ações conjuntas na produção e veiculação de material jornalístico, educativo e cultural.
Logo após a assinatura do acordo, às 09 horas, no Auditório René Barbour (Auditório II) o federal concederá uma entrevista coletiva esclarecendo os principais aspectos do convênio.
Em entrevista a TV Câmara na última quinta-feira (19), Rebelo destacou a importância da integração entre as duas esferas do Poder para desenvolvimento do Estado em relação aos encaminhamentos nacionais. “O convênio é muito amplo. Permite uma possibilidade maior de divulgação de imagens, notícias, documentários e programas da TV Assembléia pela TV Câmara e garante o acesso aos trabalhos dos deputados. Há também a possibilidade de reciclagem, de atualização dos profissionais das TVs”, explicou.
Segundo o presidente da AL, deputado Silval Barbosa (PMDB), o convênio representa a concretização de uma parceria inédita entre o Parlamento federal e o estadual, consolidando a colaboração mútua que projetará ainda mais o Estado no cenário nacional. “Este intercâmbio permitirá a realização de produções conjuntas que serão veiculadas para todo o país através da TV Câmara, divulgando o potencial de Mato Grosso, sua cultura e tradições. Em contrapartida, vamos disponibilizar para o telespectador da TV Assembléia as reportagens e os programas especiais produzidos pela TV Câmara, numa parceria significativa para ambas as partes”, disse o presidente da AL.
Ainda este ano, a população mato-grossense poderá ter mais uma opção para obter informações sobre a atuação dos deputados estaduais. Ao invés de as transmissões das sessões Plenárias e das Audiências Públicas serem feitas apenas para TV a Cabo, a TV/AL vai transmitir ao vivo sua programação através de canal aberto. O processo de mudança do sistema de TV a cabo para o sistema de canal aberto está tramitando no Ministério das Comunicações, que deve liberar nos próximos meses a nova modalidade de transmissão para a TV Assembléia.