sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Albano acaba de ser eleito presidente do TCE de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O conselheiro Valter Albano acaba de ser eleito, por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Dos 7 conselheiros, ele é, dos antigos, o único que não havia presidido a corte e, com os novos critérios eleitorais no TCE, chegou a sua vez de ocupar a presidência. Ele estará no comando do tribunal nos próximos dois anos. A posse será em janeiro. O novo corregedor será o José Carlos Novelli. Antonio Joaquim passa a ser o vice-presidente.

Albano sucederá Antonio Joaquim, que está concluindo seu mandato. Albano, em seu discurso, agradeceu o apoio dos conselheiros e lembrou sua atuação no tribunal, desde 2001. Ele já ocupou a vice-presidência e, por duas vezes, a corregedoria.destacou em seu discurso o compromisso máximo de cumprir todas as metas traçadas no planejamento estratégico do Tribunal de Contas, lançado em 2005 e cuja execução se estende até o final de 2011. “A palavra-chave de nossa gestão será a consolidação”, destacou Albano.

Na proposta preliminar de realinhamento do plano estratégico para o seu período de gestão, Albano coloca como prioridade o controle externo concomitante, que significa fiscalizar os atos de gestão durante o próprio exercício financeiro. O documento contendo as metas foi entregue aos colegas do Tribunal Pleno e ao representante do Ministério Público de Contas.

Para alcançar os objetivos, Albano anuncia reforço da capacitação dirigida e temática do quadro técnico e também na implantação de sistemas de controle informatizados. “O conhecimento e a tecnologia são indispensáveis para a eficiência do controle externo que deve buscar, primeiro, orientar os gestores, notificá-los quando se constatar erros, determinar a correção e aplicar ações punitivas nos casos de reincidências ou fraudes”, explica.

(Atualizada às 11:18h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE