Assume o cargo de diretor de Pesquisa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o engenheiro agrônomo Norival Tiago Cabral. Ele é funcionário há 29 anos da empresa, com formação na área de melhoramento genético. Nos últimos anos, atuou no desenvolvimento das culturas de soja, girassol, amendoim e gergelim como alternativa de fonte renovável para a produção de alimentos e biodiesel.
Cabral já ocupou três vezes o cargo de coordenador de Pesquisa e pela segunda vez de diretor. Na função, vai comandar os programas, projeto de inovação, validação tecnológica e fomento agrícola nos centros de pesquisa nos municípios de Várzea Grande, Cáceres e Sinop. Nos Centros Experimentais de Acorizal, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Juína, São José dos Quatro Marcos e Nossa Senhora do Livramento acompanhará a implantação de projetos e introdução de materiais genéticos em diversas áreas de produção.
Atualmente a área da pesquisa está desenvolvendo 19 projetos com as culturas de arroz, milho, feijão, mandioca, gergelim, flores tropicais, algodão, abacaxi, banana, forrageiras e outras. Conforme Tiago, a intenção é organizar, fortalecer a área da pesquisa e buscar junto ao Governo Federal recursos para compra de equipamentos, máquinas, veículos e reestruturação do setor.
Norival esclarece que desde 2008 foi elaborado um novo modelo de gestão de pesquisa oferecido à agricultura familiar com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e participação das 17 Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs). Em 2010 foi liberado uma parcela de R$ 3,4 milhões, para investimento, aquisição de máquinas, equipamentos e a melhoria das condições de trabalho dos 29 pesquisadores da empresa. "Vamos trabalhar a fim de gerar conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio rural, priorizando a agricultura familiar".