O governador Blairo Maggi fez a abertura do Tecnocampo 2007, nesta sexta-feira, em Sorriso. Maggi falou a cerca de 300 produtores e profissionais da área sobre as perspectivas para o setor da agricultura. “Vamos ter um momento daqui para frente muito interessante para agricultura”, afirmou o governador.
O Tecnocampo é um evento promovido pela Fundação Mato Grosso e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), voltado para produtores rurais e tecnologias agrícolas. A edição de 2007 tem como tema “Novas Oportunidades & Novos Negócios”.
Maggi destacou que em 2005 alertou aos produtores sobre a crise que poderia afetar o setor do agronegócio e os cuidados que deveriam ser tomados para amenizar os impactos. Mas agora assumiu um discurso positivo e pede aos produtores que tenham pé no chão. “A crise passou, o preço do milho demonstra isso, ano passado não tínhamos onde vender o nosso milho, agora com o Estados Unidos investindo num programa de álcool, já temos encomenda para embarcar milho até janeiro de 2008, tudo isto nos beneficiou”, destacou.
O governador acompanhado dos representantes do governo federal, Gerardo Fontelles ( assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda) Edílson Guimarães (secretário de Política Agrícola do Mapa), e o diretor do Departamento de Comercialização Abastecimento Agropecuário, José Maria dos Anjos, além do presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo de Carvalho Ribeiro e do presidente da Aprosoja, Rui Otoni Prado,visitou o campo experimental de soja de Sorriso.
Em seguida acompanhou a palestra do professor PhD Peter Goldsmith, do Departamento de Economia da Agricultura e Consumo da Universidade de Illinois (EUA) que falou sobre “Tendências Globais para a Soja”. O governador disse querer se reciclar. “Eu quero aumentar os meus conhecimentos”, disse.
O Tecnocampo continua neste sábado (27.01). Participaram também do evento, os secretários de Educação, Luiz Antônio Pagot e Especial de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, o presidente da Famato e deputado federal eleito, Homero Pereira, entre outras autoridades locais e regionais.