A diretoria da Agecopa realiza nesta terça-feira a primeira reunião de trabalho com representantes do segmento turístico de Mato Grosso. O objetivo é compartilhar informações sobre as ações iniciais de planejamento na organização da Copa em Cuiabá, além de discutir a participação do setor público e da iniciativa privada nos preparativos para o maior evento já realizado no Estado.
A escolha de Cuiabá como uma das doze sedes do Mundial da Fifa 2014 vai impulsionar decisivamente o setor, abrindo uma vitrine sem precedentes para nosso potencial turístico. Serão discutidas as responsabilidades de cada segmento, as parcerias e mecanismos para o estímulo e envolvimento de toda a sociedade neste processo.
Durante a reunião serão abordadas questões ligadas à infraestrutura turística e hoteleira, os investimentos a serem feitos pelo poder público (municipal, estadual e federal) para garantir o acesso aos pontos turísticos na Capital, Chapada, Baixada e Pantanal; os investimentos que já estão em andamento pela iniciativa privada na construção de novos hotéis em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso e previsão de outros aportes privados e públicos.
Segundo o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge, serão discutidas também as exigências da Fifa na questão da infraestrutura de serviços, incluindo a capacitação de mão de obra para garantir atendimento com padrão de qualidade internacional para turistas do exterior e do País.
Para o financiamento de todas as ações, estão previstos incentivos fiscais a serem concedidos pela União, Estados e Municípios, além dos financiamentos (linhas de crédito específicas) a cargo de instituições financeiras como o BNDES e a Caixa Econômica Federal.
Durante a reunião serão definidos critérios para a formação de um Comitê Insterinstitucional e Empresarial que será responsável pela discussão, proposição e encaminhamento dos assuntos ligados à realização da Copa 2014 em Mato Grosso, unindo setor público e privado em todos os níveis.